De origem iorubá, a palavra afoxé poderia ser traduzida como
"a fala que faz". Para alguns pesquisadores seria uma forma diversa
do maracatu. Três instrumentos básicos fazem parte desta manifestação. O afoxé
(ou agbê), cabaça coberta por uma rede formada de sementes ou contas, os
atabaques, e o agogô, formado por duas campânulas de metal. As melodias
entoadas nos cortejos dos afoxés são praticamente as mesmas cantigas entoadas
nos terreiros afro-brasileiros que seguem a linha jexá. O Afoxé, portanto, não
é sinônimo de bloco carnavalesco. Trata-se de uma manifestação que tem profunda
vinculação com as manifestações religiosas dos terreiros de candomblé.
Como se comemora - O afoxé tem um comportamento
específico pois seus foliões estão vinculados a diversos terreiros de
candomblé. As principais características são as roupas, nas cores dos
orixás, as cantigas em língua iorubá, instrumentos de percussão, atabaques,
agogôs, afoxés e xequerês. O ritmo da dança na rua é o mesmo dos terreiros, bem
como a melodia entoada. Os cantos são puxados em solo, por alguém de destaque
no grupo, e são repetidos por todos, inclusive os instrumentistas. Antes da
saída do grupo ocorre o ritual religioso (como a cerimônia do "padê de
Exu" feita antes dos ritos aos orixás numa festa de terreiro). O afoxé
Embaixada da África foi a primeira manifestação negra a desfilar pelas ruas da
Bahia, em 1885.
Nenhum comentário:
Postar um comentário